TJ condena deputado por contratar doméstica de Requião como fantasma

Corbélia, 02-09-09 - Ônibus Escolares - O deputado estadual Nereu Moura, fala em nome dos parlamentares presentes, na cerimônia de entrega dos 84 ônibus Escolares, para a região da da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná-AMOP, na cidade de Corbélia. Da esq. p/ dir: governador Roberto Requião, deputado Nereu Moura e  o prefeito de Corbélia Eliezer José Fontana. Foto: Arnaldo Alves / AENotícias.

A Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná condenou nesta terça-feira o deputado estadual Nereu Moura (PMDB) pela contratação de uma funcionária fantasma no gabinete da liderança do partido. O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) foi absolvido no mesmo caso. Como a condenação é no cível, trata-se apenas de reparação financeira. A parte criminal, que poderia terminar em prisão, foi arquivada. As informações são de Rogerio Galindo na Gazeta do Povo.

A história vem de 2000, quando Nereu foi líder da bancada do PMDB na Assembleia. Descobriu-se que havia funcionários que estavam registrados, embora não trabalhassem. O caso que ficou mais famoso foi o de Elza Chrispim, empregada doméstica do senador Roberto Requião.

A denúncia havia sido arquivada na Justiça criminal. No cível, porém, o TJ decidiu manter a condenação de primeiro grau contra Nereu, embora tenha absolvido Romanelli, que na época dos fatos não era deputado e trabalhava como funcionário do partido.

Segundo os desembargadores, Nereu teria recebido ilicitamente R$ 4 mil pelo esquema ilícito. O deputado nega qualquer irregularidade e diz que irá recorrer da decisão. “É evidente que vamos reformar a decisão”, diz ele.

Nereu diz que assumiu a liderança do partido já com a estrutura montada. “E eu tenho um laudo grafotécnico que mostra que minha assinatura na contratação foi fraudada. Por isso a denúncia criminal foi arquivada. Tanto que eu nem estava mais preocupado com essa história”, afirma ele.

Compartilhe