O juiz eleitoral Nei Roberto de Barros Guimarães, em decisão nesta sexta-feira (2), determinou a suspensão da divulgação da pesquisa do Instituto Opinião sobre a disputa da prefeitura de Curitiba. Em caso de descumprimento, a multa é de R$ 50 mil por dia. A decisão atende a representação movida pelo MDB.
Embora não conste no registro, o MDB vincula a pesquisa aos interesses do Novo, do candidato João Guilherme.
De acordo com a nova decisão, após recurso do MDB, o juiz entendeu que não houve garantias na correção das irregularidades da pesquisa apontadas no processo, o que poderia prejudicar e influenciar o processo eleitoral, sendo contraditório, portanto a permissão de conclusão e divulgação da pesquisa.
“Por tais razões, revendo meu posicionamento, entendo estarem presentes os requisitos autorizadores da medida de natureza emergencial, notadamente o risco de difícil ou, quando não, impossível reparação à embargante, pelo que revogo em parte a decisão embargada para o fim de DETERMINAR A SUSPENSÃO DA VEICULAÇÃO DA PESQUISA EM REFERÊNCIA, programada para a data de hoje (02/10/2020), pena incidência de multa de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) em caso de descumprimento”.