UM ANO DE PEDÁGIO! A EPR LITORAL E VIA ARAUCÁRIA SÓ FIZERAM  CAIXA ATÉ AGORA?

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No último dia 11 de março, completou um ano da cobrança de tarifas das praças de pedágio sob concessão da EPR LITORAL PIONEIRO, do diretor Marcos Moreira, que ficam localizadas em Sengés e também em Siqueira Campos do lote 2. Por outro lado, a VIA ARAUCÁRIA, que tem como diretorSergio Santillán   que assumiu o LOTE 1 e que atende os trechos da capital e região metropolitana completou no dia 28 de fevereiro o início das cobranças das tarifas. Com essas cobranças os usuários de mais de mil quilômetros de estradas paranaenses passaram a ter à disposição novos serviços operacionais e segundo a promessa das pedageiras teremos investimentos de R$ 30 bilhões em 30 anos. Pela lógica teremos R$ 1 bilhão de investimento a cada ano e até agora o que se vê é capina, roçada, pintura, guincho para atendimento e recuperação das praças de pedágio para a cobrança tarifa e nenhum outro tipo de obra especial ou de vulto que tenha sido iniciada. Os usuários têm sofridos nessas estradas com alguns remendos e muita maquiagem em vários trechos.

ESTÁ NA HORA DO MARCOS E DO SANTILLÁN MOSTRAR SERVIÇO!

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA VIA ARAUCÁRIA SOBRE OS INVESTIMENTOS REALIZADOS NESTES 365 DIAS DE OPERAÇÃO:

Neste primeiro  ano à frente do Lote 1 de rodovias do Paraná, a Via Araucária se dedicou à realização dos serviços essenciais, que visam melhorar a qualidade das vias e garantir a segurança dos usuários, conforme está previsto no Contrato de Concessão. Entre as intervenções realizadas nestes 365 dias estão:

  • 1.200 quilômetros de via restauradas.
  • 55 pontos de erosão recuperados.
  • 25 mil buracos tapados.
  • Modernização de sinalização horizontal e vertical, implantando 250.566 unidades de tachas refletivas, além da instalação de mais de 10 mil novas placas e pintura de 430 mil m²  de faixas nas rodovias. 
  • Limpeza de meio milhão de drenagens, recuperação de de 90 mil e desobstrução de 36.860. 
  • Remoção de 964 toneladas de resíduos. 

No que diz respeito à segurança viária,  foram implantados e recuperados 69.340 m de equipamentos de proteção e segurança (EPS). A poda de árvores alcançou mais de 190 mil metros e a roçada chegou a 6.828 quilômetros.

Já em relação aos atendimentos aos usuários, a concessionária soma mais de 2800 socorros médicos, cerca de 17 mil assistências mecânicas e suporte e apoio a 2.218 sinistros – uma média de seis por dia. 

Todos esses números e informações sobre intervenções são divulgados para a imprensa semanalmente e também estão disponíveis para a população nos Canais de Comunicação no WhatsApp e no site da concessionária. 

A Via Araucária entregou  ainda nove novas Bases de Serviços Operacionais (BSO), ampliando a estrutura de atendimento e segurança para os motoristas que passam pela rodovia. As BSO concentram recursos operacionais fundamentais, como guinchos e ambulâncias, que ficam à disposição 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, estão integradas aos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU), que oferecem suporte adicional para os motoristas. Os SAUs contam com espaços equipados para paradas, incluindo banheiros, fraldários, bebedouros e totens de autoatendimento, onde os usuários podem se comunicar diretamente com a concessionária para obter informações ou solicitar auxílio.

Por fim, além da geração de 1300 vagas de empregos, a Via Araucária contribuiu com o desenvolvimento regional por meio dos repasses de Imposto Sobre Serviços (ISS), que são uma importante fonte de receita para as prefeituras das cidades que fazem parte do trecho. Esses recursos podem ser direcionados, conforme definição de cada prefeitura, para folhas de pagamento ou áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos, promovendo melhorias significativas para a população.  As cidades que receberam os recursos foram: Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Campo Largo, Colombo, Contenda, Curitiba, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Ipiranga, Irati, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Prudentópolis e Teixeira Soares.

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