Um milhão voltaram às aulas na rede estadual do Paraná

estudantes

Mais de um milhão de estudantes voltaram às aulas nesta quarta-feira, 15, nas 2,1 mil escolas de do Paraná. Neste ano, quase a metade das escolas está passando por reformas do programa Escola 1000 que destina R$ 100 milhões a mil escolas para melhorias. Além disso, os professores receberam o pagamento das progressões e promoções, junto com o salário de janeiro. “Tudo foi organizado para receber nossos estudantes. Transporte, merenda, transporte, repasses do fundo rotativo”, disse a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres.

As aulas encerram em 20 de dezembro, conforme a legislação, que prevê 200 dias letivos e 800 horas/aula no ano. Para o recesso de julho, as aulas terminam no dia 14 e serão retomadas no dia 26 do mesmo mês.

O retorno às escolas marca também o reencontro entre estudantes, professores e funcionários. “O primeiro dia é diferente, os alunos estão ansiosos para saber quem serão os professores e também para rever os amigos. Aproveitamos esse primeiro contato para passar algumas orientações como o uso do uniforme, horários”, contou a diretora Tânia Vilkas, do Colégio Estadual Newton Ferreira da Costa, em Curitiba.

O colégio tem 500 matrículas dos ensinos fundamental e médio. Para os alunos do 3° ano do ensino médio, o primeiro dia de aula é um momento diferente porque marca o início de uma etapa importante. “Esse ano vamos fazer o Enem e vestibulares, então a expectativa é que agente tenha uma boa preparação, sem greve ou interrupção das aulas”, disse o estudante Guilherme Vicentin Zilneyk, de 16 anos.

Compartilhe