Veículos por assinatura crescem 37,5%, mas custo pode pesar no longo prazo.

Imagen para nota - Impacto PR

Os veículos por assinatura são uma forma alternativa e conveniente de possuir um carro e este método vem crescendo e se tornando cada vez mais popular ao longo dos anos. O modelo de negócio consiste substituir o ato de comprar ou alugar um carro e, no lugar disso, os usuários pagam uma mensalidade que inclui todas as despesas relacionadas ao uso do veículo, como manutenção, seguro de carro, impostos e outros custos. Dessa forma, os motoristas podem ter acesso a um veículo sem precisar se preocupar com questões logísticas e financeiras.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla), a frota de veículos por assinatura que era de 80 mil no ano de 2022 atingiu o patamar de 110 mil carros em outubro de 2022, quando foi realizado o último balanço, um aumento de 37,5%. Com isso, o número já corresponde a 11% da frota completa disponibilizada pelas locadoras no Brasil.

Vantagens dos carros por assinatura

Além da conveniência, a assinatura de veículos também pode oferecer flexibilidade ao cliente. Os usuários podem escolher o modelo de carro que desejam usar e mudar de modelo quando desejarem, após um tempo pré-definido em contrato. Desta forma, o cliente pode trocar de carro sem precisar se preocupar com a venda ou revenda do veículo anterior.

Isso se torna ainda mais atraente para aqueles que gostam de mudar de carro após algum tempo e para quem precisa de tipos de veículos distintos para diferentes atividades no dia a dia.

Desvantagens

Por outro lado, a desvantagem mais comum dos veículos por assinatura é o custo elevado deste tipo de negócio para os motoristas. Embora a mensalidade possa parecer atrativa, ela pode ser muito mais cara no longo prazo do que a compra de um carro convencional, especialmente se for considerada a depreciação do veículo. Com isso, o contratante acaba pagando uma quantia considerável de dinheiro por ano e, ao fim do contrato, não fica com nenhum bem material.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a disponibilidade de modelos pelas locadoras, que pode ser limitada em determinadas regiões. Quem faz este tipo de negócio também precisa estar atento para as regras estabelecidas em contrato no momento de aderir aos carros por assinatura. Algumas regras determinadas pela empresa, como limite de quilometragem ou restrições de uso, podem dificultar o negócio, dependendo da necessidade do motorista.

 Setor deve crescer

A expectativa para o futuro é de que a modalidade de veículos por assinatura continuará em alta nos próximos anos. Isso se deve à crescente popularidade do compartilhamento de recursos, juntamente com a necessidade de se ter uma opção de mobilidade mais flexível e acessível. 

Outro ponto é que os veículos por assinatura também podem colaborar com o crescente interesse por soluções de transporte mais sustentáveis, como os carros híbridos e elétricos, o que tem potencial de tornar ainda mais atraente a opção de assinatura, uma vez que os usuários poderiam ter acesso a modelos mais avançados e sustentáveis, sem precisar se preocupar com a manutenção ou investimento inicial elevado.

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