Os mórbidos do país estão tendo um começo de ano espetacular. Eles já estavam faceiros desde o final de 22, com as cerimônias da Rainha Elizabeth. Aí são premiados com o Papa Emérito Bento, acidentes, enchentes, e pra coroar a festa, o Pelé. É tanto velório e besteira na televisão e nas rádios que os doentes que gostam de notícias ruins estão tendo orgasmos, não saem da frente da TV nem pra almoçar. E tem de tudo nas entrevistas:
-Como você vê a morte do Pelé? Vai ter igual?
-Jamais. Insubstituível. Um Deus não se substitui.
Outro:
-Substituir Pelé? Não tem como. Einstein só teve um. Jesus só teve um.
Teve um meio sem noção de tempo, fingindo pesar:
-É muita tristeza. Senna, Pelé…
Verdade. Um esportista subir a cada 28 anos é demais para um país…
E pra quem pensava que foi loucura o tempo de Sarney, com carro velho valendo mais que novo, boi magro valendo mais boi gordo, acredito que vem coisa boa por aí, podem ir pra frente da televisão vibrar com o noticiário.
Pode ter General prendendo o Bolsonaro, pode ter Lula prendendo Moro. E no próximo ano vamos ter candidato anunciando: “é mentira que sou honesto! Calúnia! Querem me deixar mal com o eleitor!
Podem votar que eu sou do sistema!!!”
BARES E BOTECOS ONDE BEBI NOS ÚLTIMOS DIAS
Cascavel está um show pra quem gosta de tomar umas e outras. Tem muitos locais ótimos, diferentes nos preços e no público. A diversificação aqui é de verdade, não é aquela baboseira política da Globo e do Lula, pra caçar votos.
Nos dois últimos meses de 22, fui, claro, no Botequim da Esquina, o pai dos nossos botecos. Tábua de frios, scotch e na saída uma cerveja escura, pra lavar a serpentina. Fui no El Menu de La Barbacoa, do meu estimado Rafael Garcia, comida de primeiríssima, com influência espanhola. Passei dar um abraço no meu amigo Beto Guilherme, no Dom Guilhermo, que tem umas costelinhas borboletas acompanhadas por chope bem tirado, atendido pelo Edilton, que serve a todos pelo nome. Fui ao Angra Steakhouse, do Gerson, na Avenida Tito Muffato, com alcatra vermelhinha, cachaça e Heineken trincando. Tive uma boa surpresa no Jangal, na Rua Paraná, com uma ótima alcatra que vem com acompanhamento de queijo coalho grelhado. Cervejas claras, escuras, vermelhas, Ipas, Pales Ale, o escambau, naquelas bombas que você vê nos filmes americanos. Nas quintas-feiras, à noite, tem codorna na churrasqueira giratória do Rei da Codorna, com radiche e polenta. Rua Carimãs 698, no Santo Onofre. Não é boteco, mas sempre vou à Quinta da Oliva, com uma mesa de frios com presunto cru, queijos, pizzas de alto padrão e muitos vinhos e cervejas. Não poderia fechar o ano sem uma passada na Casa do João, onde o próprio atende a todos com a sua tradicional fidalguia. Fica na Manoel Ribas 2970, é um dos nossos melhores restaurantes, mas também mata a pau num “happy hour” embaixo das árvores, no verão.
Peço desculpas aos meus amigos que são do ramo e que não citei. É que, como bebo pra esquecer, é obvio que esqueço alguns, está justificado?
EXCETO NO RÉVEILLON…
Escrevi sobre ótimos lugares para dar uma relaxada e se entupir de álcool. As sugestões são válidas com exceção das segundas-feiras, quando fica difícil a coisa. Agora, fiasco mesmo, vexame total, é não existir na cidade um único lugar que você possa ir ao Natal ou no Réveillon. Este ano nós não queríamos cozinhar, só dar uma saída, tomar uma champagne, erguer um brinde pro céu e ir dormir. Mesmo que alguém tenha todo o dinheiro do mundo, o que não é meu caso, aqui ele não vai a lugar nenhum nestas datas. Até a lanchonete da rodoviária fecha, nem um daqueles “Jesus te chama” você arruma. E vejam vocês que aqui é “a segunda melhor cidade do Brasil…” rsrs!
CASCAVEL FUTSAL EM CRISE
O assunto ainda está meio quieto, mas não são das mais otimistas as previsões sobre o futuro do campeoníssimo Cascavel Futsal.
Algumas poucas pessoas foram importantes na formação e na consolidação do Campeão Paranaense, Brasileiro e da Libertadores da América de Futsal. Uma dessas pessoas, porém, e de forma indiscutível, foi a grande responsável pelo sucesso da equipe: o Pedrinho Muffato Júnior.
Depois de muitos anos, depois de muitas conquistas, Pedrinho foi delegando a outros diretores as operações sobre o dia a dia da equipe. Participava apenas das decisões mais importantes.
Esse tipo de situação, de comando compartilhado, raramente dá certo, porque as pessoas pensam diferente, mesmo que todos tenham o objetivo de fazer coisas boas.
Parece que o Pedrinho Muffato anda insatisfeito com a forma dos seus diretores administrarem o Cascavel Futsal, e está pensando em afastar-se ainda mais da equipe, o que seria desastroso. Com todo o respeito aos outros diretores, mas o nosso campeão, orgulho dos cascavelenses, só chegou tão longe graças ao comando, ao tino administrativo e aos investimentos do Pedrinho. Fico na torcida para que a situação se resolva rapidamente e a cidade siga festejando alegremente as conquistas que superaram em muito a expectativa mais otimista dos torcedores. Volta, Pedrinho, que logo tem campeonato…
CURTAS
EM PROMOÇÃO: A Prefeitura de Cascavel está anunciando que os contribuintes que quitarem seu IPTU de forma online, até o dia 20 de janeiro, terão 15% de desconto. É uma boa iniciativa do Paço, pois 15% representam uma boa ajuda nesses tempos bicudos de insegurança e medo do futuro da economia.