BLOCO DA ENERGIA: COMISSÃO DE FRENTE DA ITAIPU BINACIONAL

ITAI

Gleisi Hoffmann, a presidente nacional do PT, vai apadrinhar o seu assessor numa das melhores diretorias da Itaipu Binacional. Carlos Carboni, está há anos ao lado da deputada, sendo uma pessoa de confiança de Gleisi, irá assumir a Diretoria de Coordenação no lugar de Luiz Felipe Kraemer Carbonell. 

Outro que tem padrinho forte é o ex-deputado federal Pedro Guerra, filho do ex-ministro Alceni Guerra, que assumirá a melhor pasta, a do dinheiro, ficando com as finanças da Binacional. Neste caso a indicação vem da amizade de Alceni com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, nos velhos tempos da parceria tucana dentro do PSDB.

Outro que foi indicado é o famoso Luiz Fernando Delazari para a diretoria jurídica e neste caso especula-se a indicação pelo advogado Rochinha, que tem livre e acesso ao Rei e brindou o amigo neste cargo. A ida de Delazari a Itaipu nas conversas de corredores não tem nada haver com Requião, como muitos ainda pensam.

DE OLHO NO COLOMBO                                  

     Irineu Colombo também está faceiro por assumir o PTI- Fundação Parque Tecnológico Itaipu, ele ficou conhecido em várias confusões na reitoria do Instituto Federal do Paraná, quando a justiça federal afastou o reitor. Na época a  11ª Vara Federal de Curitiba determinou suspensão imediata do ex-deputado Irineu Colombo (PT) do cargo de reitor do Instituto Federal do Paraná. Além disso, a instituição deveria adotar as providências necessárias para “imediata convocação do processo eleitoral”. Ação ajuizada pelo professor Frederico Fonseca da Silvam alegou na época a prorrogação indevida do mandato de Colombo. Isto porque o decreto 6.986/09, que criou os institutos federais, determinava mandato de três anos para a reitoria. Quando Colombo assumiu no lugar do ex-reitor Alípio Santos Leal Neto, que renunciou em janeiro de 2011, o MEC teria determinado mandato de quatro anos de forma indevida. No entendimento da justiça o mandato era ilegal desde 1º de maio de 2014.. Colombo já foi afastado do cargo, entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014, durante as investigações da Operação Sinapse, da Polícia Federal. À época, o MEC nomeou, como interventor, Jesué Graciliano, do Instituto Federal de Santa Catarina. A PF apontou um esquema de desvio de dinheiro público no setor de ensino à distância do IFPR, cuja estimativa ultrapassa os R$ 11 milhões.Tem certas coisas que o tempo não apaga….                                                      

 A SURPRESA DAS NOMEAÇÕES

O ovo Kinder das indicações poderá ser e o ex-deputado estadual do PSDB, Michele Caputo que deverá ser a surpresa e agraciado como um dos membros do Conselho de Administração de Itaipu. Está indicação seria um sinal de que há grandes possibilidades do PSDB, se tornar um parceiro do PT nas bancadas e também já se pensando nas eleições de 2024 na Prefeitura de Curitiba, um verdadeiro presente do PT ao PSDB paranaense.

Compartilhe