Os apoiadores do deputado Zeca Dirceu (PT) classificaram como “bizarro” o que aconteceu no segundo turno das eleições internas do PT do Paraná. Antes de começar a votação, já tinha votos na urna e esse tipo de coisa aconteceu em cidades em que o deputado Arilson Chiorato venceu. Um dos casos foi em Campina Grande do Sul. A urna foi impugnada e aguarda julgamento de recursos nas instâncias estadual e nacional do PT.
Apoiadores de Zeca Dirceu também divulgaram nota em que, independente do resultado, vão recorrer das possíveis fraudes que encontraram. No primeiro turno, as urnas sumiram em algumas cidades e aparecem com mais de 40 votos para Arilson e nenhum voto para Zeca, Tadeu Veneri e Hermes Leão.
*NOTA PÚBLICA*
A militância do Partido dos Trabalhadores (PT) do Paraná, em especial do interior do estado, mostrou sua força e o desejo por mudança e renovação. A coordenação da chapa “O PT Mais Perto de Você” realizou apuração paralela com base nos documentos oficiais emitidos pelas sessões de votação em todo o estado. Foram totalizados os resultados de 270 urnas do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT no Paraná. Restam apurar apenas 5 municípios, dos 275 que realizaram votação neste domingo (27).
Com base na apuração paralela já realizada, é possível afirmar que a diferença entre os candidatos à presidência do PT Paraná neste segundo turno será muito pequena, algo entre 1% a 2% dos votos, o que reforça a necessidade de muita cautela.
Independentemente do que for anunciado pela apuração oficial em curso, se favorável ao candidato Zeca Dirceu (310) ou Arilson Chiorato (380), não reconheceremos esses resultados até o julgamento das impugnações e recursos nas instâncias estadual e nacional. Já foram apresentados por ambos os representantes dos candidatos um número expressivo de pedidos de impugnação, o que deverá ser devidamente analisado e julgado pelas instâncias competentes.
Diante disso, só reconheceremos o resultado final do segundo turno do PED 2025 no Paraná após a decisão da instância nacional , direito previsto regimentalmente e assegurado para ambas as partes do processo eleitoral.
Exercemos assim, portanto, nosso direito legítimo de aguardar a conclusão de todo o processo legal e administrativo que envolve a apuração e a validação dos resultados.
Seguiremos conduzindo este processo com a máxima responsabilidade e com o respeito que a militância do PT merece, certos de que a vontade soberana de nossos filiados e filiadas será devidamente celebrada ao final de todos os trâmites legais cabíveis.
Curitiba-PR, 28 de julho de 2025
*Coordenação da Chapa “O PT Mais Perto de Você”*