Em novo relatório divulgado esta semana, a Moody’s Local, agência de classificação de risco, anunciou a elevação do rating do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para AA-.br, com perspectiva estável. A nova nota representa um avanço em relação à avaliação anterior, que era A+.br, com perspectiva positiva. De acordo com a agência, a nota AA- indica uma qualidade alta, sujeitas a um risco de crédito considerado muito baixo.
O rating é uma ferramenta essencial no mercado financeiro, pois avalia o risco de crédito de instituições e países, indicando sua capacidade de honrar compromissos financeiros junto a credores. A melhoria na classificação do BRDE reflete conquistas importantes em um ano marcado por desafios significativos no cenário econômico.
De acordo com a Moody’s, “a elevação do rating do BRDE reconhece a melhora gradual da estrutura de captação do banco ao longo dos últimos anos, com redução na concentração dos repasses do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e maior acesso a captações com entidades multilaterais, emissões de letras financeiras e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) no mercado doméstico. Adicionalmente, o perfil de crédito do banco reflete sua elevada capitalização, sustentada pela incorporação de seus resultados”.
- ”A informação levada ao conhecimento do mercado pela Moody’s motiva confiança por partes dos clientes e principalmente dos nossos investidores, gerando impactos muito positivos, principalmente na redução das taxas e custos de captações efetuadas pelo Banco”, comentou o vice-presidente e diretor de Operações, Renê Garcia Júnior.
“O rating anunciado pela Moodys considerou principalmente os avanços na estrutura de captação do banco, o importante nível de capital e o alto nível de suporte prestados pelos controladores, como fundamento da elevação da nota de crédito”, completou o diretor administrativo, Heraldo Neves.