O governo federal tirou de seus planos imediatos duas ferrovias que
passariam pelo Paraná e estavam previstas na primeira versão do programa,
lançado em 2012. Na época do lançamento, houve fogos de artifício e espocar
de champagne por conta da ex-ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, atual
senadora pelo PT. A continuação da Norte-Sul entre São Paulo e Rio Grande
do Sul ainda está no radar, mas só será concedida depois da conclusão dos
trechos mais ao Norte. A nova ligação entre Maracaju (MS) e Paranaguá
também não apareceu no anúncio.
“Analisando a questão ferroviária do estado, o programa é altamente
negativo. De certa forma, tínhamos expectativa que a ferrovia que liga
Maracaju ao litoral entrasse. Seria uma grande oportunidade para atrair
investidores, mas o governo federal não priorizou”, analisa o presidente da
Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo.
Com informações da Gazeta do Povo.
O governo está negociando a antecipação da renovação das concessões
ferroviárias, com investimentos previstos de R$ 16 bilhões, que podem
beneficiar o Paraná. A Rumo ALL já divulgou que tem planos de investir
quase R$ 2 bilhões no estado.