COLUNA OGIER BUCHI : O DELTAN É O FAROL DO SABER?

del

  A cada dia que passa me lembro mais da campanha de Tony Garcia no longínquo 1992, que fazia referência aos Faróis de Alexandria, em proposta de iluminar bairros na constatação que a luz afugenta o crime. Ungido Prefeito pelo voto popular Rafael Greca aperfeiçoa e instala os caminhos do conhecimento, 8 inicialmente e com eles os Faróis do Saber que são compostos de bibliotecas e outras melhorias em favor dos curitibanos, o que aliás, entre outras tantas ações e obras justifica a fidelidade do curitibano a Rafael.

Pois observando o desempenho da atual administração municipal, depreendo que há um compromisso de fé inabalável na orientação e palavra de Deltan Dalagnoll! Inobstante seja clara a atuação do braço forte da Assembleia ela é mais visível nos atos políticos de menor envergadura!

Consultei vários líderes partidários e outras figuras de escol que ajudaram a eleger a dupla que comanda o Município de Curitiba e a resposta é unanime: consultaram o Deltan?

Em primeiro lugar é pertinente lembrar que as administrações públicas, sejam monárquicas ou não, habitualmente são influenciáveis pelos Richelieu de plantão! Isto é fato histórico….!

Em segundo lugar há que enfatizar que tal grau de comando e influência tem sido bem aceita pela Câmara Municipal que tem referendado todas as propostas do Executivo!

 O que vamos mesmo poder avaliar nesta questão será no momento da licitação do Transporte coletivo quando o tradicional será confrontado com o guru cristão. Nesta etapa certamente a diferença entre espuma e onda, e a possibilidade de diferenciar quem manda e quem obedece!

 E OS CANDIDATOS?

A cada dia que passa fica mais confusa a algaravia dos candidatos a candidatos do Governador! Nesta semana mais uma demonstração de força do Secretário Guto Silva que foi ao programa televisivo de enorme audiência histórica do pai do Governador o que sem embargo é uma indicação de posição de grupo!

 No caso dos demais postulantes enxergo uma busca de espaço de Paulo Martins que busca no Novo uma abertura de caminhada fora do acordo já existente dos dois deputados federais do PL, que acertaram apoiar o Governo em troca de vaga na chapa oficia a candidato ao Senado. Neste caso há uma questão que é cumprir o que também prometeram ao Presidente da Assembleia! Certamente há quem lembre outros nomes do time do Governo, mas no momento a leitura é esta!

MORO E AS PESQUISAS

Sem nenhuma dúvida se a eleição para o Governo do Paraná fosse realizada hoje o Senador seria eleito com enorme vantagem. Pois cresce então dúvida em relação ao comportamento de Ratinho Junior que nas mesmas pesquisas mostra o melhor desempenho histórico de um Governador até esta etapa. Ora, salvo engano de minha parte nunca foram parceiros, mas estão no coração dos paranaenses, o que permite imaginar que possam montar um arranjo produtivo ou não!

O fato é que em política vaca voa, e a privatização da Celepar pode ser o combustível!

E AS DECISÕES RECENTES DO TRE

O tribunal paranaense se manifestou no sentido de que o sujeito pode trair e se for perdoado volta na mesma posição em que estava quando traiu. A doutrina e a jurisprudência tratam deste tipo com peculiar linguagem nominando-os como “trânsfuga”. A Assembleia exime-se albergando a posição dos dirigentes de partido! Em um dos julgamentos recentes Desembargadores votaram contra os trânsfugas, apesar de terem votado a favor anteriormente.

Ou seja, a postura tanto de partidos como do Tribunal é valorizar o trânsfuga! A grande pergunta que fica para estes atores que deveriam valorizar a condição dos candidatos é: – como vocês imaginam valorizar a candidatura dos cidadãos em geral, posto que a porteira da traição é a serventia no caso das eleições!

NEM LULLE NEM JAIR EM 2026?

A resposta me parece de clareza hialina! De fato, nem um e nem outro, e desde logo afirmo que antes de você leitor me obtemperar, espero que tenha paciência de ler o comentário!

 As últimas pesquisas aliadas as manifestações pessoais do Lulle, demonstram aquilo que sustento desde o longínquo 2022, ou seja, que o cidadão está afetado pela doença pertinaz do alcoolismo ao que se associa considerando a enorme resistência física do baixote, a idade avançada.

Por outro vértice Jair estará cumprindo pena inobstante sob o meu ver, não seja culpado das acusações que lhe são imputadas pelo consorcio vigente entre o TSE e o Lulle e seu desgoverno! Tenho como certo, portanto que o ano vindouro continuará enfrentando a divisão abissal entre direita e esquerda, mas com outros atores! Como não sou um especialista em atores políticos de esquerda, tenho dificuldades para saber que vem de lá, mas arrisco afirmar que será alguém forte do Nordeste, e eventualmente alguém do Sul como Vice. No quadro atual não precisa ser vidente para enxergar Gleyse Helena Hoffman, como forte opção petista!

E O TIME MEIA DIREITA?

E porque opto pelo termo meia direita, valho-me do conhecimento futebolístico para lembrar que a “meiuca” é a posição preferida por craques históricos. O histórico craque Sicupira que foi futebolista extraordinário afirmava que só os melhores sabiam ficar na zona de sombra, referência a posição do gramado onde a cobertura das marquises dos estádios premiava os melhores com um refresco nos jogos com sol inclemente. Me perdoe o leitor pela figura de linguagem que usei para o comparativo: saudosismo nada mais!

Então voltando a frieza da política, não enxergo um direitista radical na proa da intenção de voto em 26. JUSTIFICO: o brasileiro médio cansou e muito de posições radicais que pouco mostram em relação a planos reais de enfrentamento dos grandes problemas do Brasil. E quando falo em grandes não o faço por abuso da hipérbole, mas por amor à realidade, posto sermos mais de duzentos milhões de pessoas. A construção acima me faz restringir os nomes que podem satisfazer tal posicionamento. E de pronto lembro Tarcísio e Ratinho Junior, enfatizando que eles são nomes que se excluem entre si, ou seja, um ou outro!

E também justifico a exclusão, porquanto a direita necessita de um nome de Minas para cima para Vice!

E AS MULHERES?

Claro já citei Gleyse, e por óbvio citarei a Senhora Michelle Bolsonaro, pelo seu exemplar desempenho quando primeira dama e por engajamento político atual, em apoio ao marido e as pautas de direita. Insisto com respeito que ambas figurariam bem nas suas respectivas áreas de influência em termos eleitorais. Mas quero lembrar aqui respeitosamente uma mulher que sequer conheço, mas que faço questão de afirmar pode compor em qualquer campo e na minha ótica, pode si ser candidata inclusive a Presidente da República com louvor.

LEILA PEREIRA

Busquei um nome feminizo na imanas constelação de mulheres relevantes e com trajetória convincente nesta imensa Pátria. Devo em sede de preliminar que sequer conheço esta senhora e nem mesmo sei se ela se interessa por política!

Biografia

Leila nasceu em Cambuci e foi criada em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, sendo filha de uma família de classe média. Seus irmãos seguiram a carreira na medicina, enquanto que Leila era criada para ser dona de casa e ter filhos. Entretanto, a contragosto do pai e com o apoio da mãe, mudou-se para o Rio de Janeiro para cursar a faculdade.

Estudou na faculdade de jornalismo da Universidade Estácio de Sá, durante a graduação conseguiu um estágio na Rede Manchete. Ficou pouco tempo na função jornalística, onde teve sua primeira aproximação com o esporte, ao participar da cobertura da Copa do Mundo de 1990.

Na época em que estudava jornalismo, Leila conheceu o empresário José Roberto Lamacchia, fundador da Crefisa, durante uma festa de carnaval em Ipanema. Os dois não mais se separaram e ele passou a visitá-la a cada quinze dias, já que morava no Jardins, em São Paulo.

Aconselhada por Beto, passou a cursar Direito, formando-se pela Universidade Cândido Mendes. Mudou-se para São Paulo em 1996 e tentou ser juíza, mas não conseguiu sucesso em um concurso público e acabou abrindo um escritório. Leila e José Roberto Lamacchia casaram-se em 1999.

Começou a trabalhar com o marido em 2000, ajudando nos processos judiciais da empresa. Em 2008, passou a comandar a Crefisa e o Centro Universitário das Américas (FAM).

PARCERIA COM O PALMEIRAS

Leila chegou ao Palmeiras em 2015. Desde então, imprimiu um ritmo profissional a sua administração com equilíbrio financeiro e transparência em segmento que habitualmente prima pelo amadorismo e sobretudo é extremamente machista. Leila se impôs!

 Desde então tornou o futebol competitivo, multivencedor e não olvidou o futebol feminino e demais esportes no Clube! Como marca administrativa mantem o técnico de futebol Professor Abel Ferreira como o mais longevo do Brasil!

Seu Clube já está entre os oito melhores do mundo!

Foquei nos resultados e sobretudo faço questão de enfatizar que projetos sérios demandam planejamento cuidadoso, responsabilidade financeira, exequibilidade e capacidade gerencial de cobrança de resultados.

 E aí, o leitor pode me fazer pergunta relevante: a Senhora Leila quer? Aceita o convite? Ela gosta de política?

Não sei, nunca falei com esta Senhora!

E O GOVERNADOR DO PARANÁ ACHA BOA IDEIA?

Respostas honestas como a sugestão: Há pelo menos quatro meses não falo com o Governador do Estado, portanto não faço ideia do que ele tem elaborado como plano de candidatura!

Apenas sei, e disto tenho certeza, que duplas exigem coragem, força, determinação e sobretudo ousadia e capacidade de sonhar, e certamente isto, os citados, tem de sobra!

ORAÇÃO DE OGIER BUCHI

Senhor até quando Senhor os traidores continuarão impunes?

Compartilhe