Cascavel é uma cidade de muitos orgulhos. Não foi por acaso, não foi por situação geográfica, por jazidas de ouro ou reservas de petróleo, que esta cidade atingiu índices de crescimento e saúde econômica acima das demais, do seu porte. Esta cidade magnífica teve sim alguns desses fatores, solo fértil, localização estratégica, mas acima de tudo teve um povo trabalhador e empresários determinados, com visão de futuro acima do normal.
Entre esses empresários, destacam-se duas alas da numerosa família Muffato, uma do braço familiar do Pedro e outra dos herdeiros do seu irmão Tito, que nos deixou precocemente e hoje mora no céu.
Cascavel se orgulha dos Muffatos, pelos mais diversos motivos. Geradores de emprego, responsáveis por milhares de postos de trabalho em vários estados do país. Geradores de riquezas, estão entre os maiores pagadores de impostos do estado. Ações no esporte, na preocupação com as camadas mais pobres. Também são campeões na prática do lucro social, aquele onde o lucro é utilizado para a geração de mais empresas, mais empregos, mais impostos. Gente séria, correta, trabalhadora.
Recentemente, um episódio em uma loja do Super Muffato, da Dona Reni e dos filhos Ederson e Everton, em Curitiba, que está sendo investigado pelas autoridades competentes (possivelmente causado por um funcionário despreparado, ou por populares que quiseram ajudar a evitar um pequeno roubo) trouxe à tona toda a pobreza moral, toda a pequenez da alma de um deputado estadual chamado Renato Freitas.
Ao invadir o supermercado onde aconteceu a tragédia em investigação, que vitimou um homem, portando um megafone, aos gritos de “Assassinos”, o deputado Freitas não apenas ofendeu os proprietários, mas os mais de 30.000 funcionários do grupo. Seu objetivo era jogar a opinião pública contra os empresários, mas o que conseguiu foi um efeito contrário: ninguém é suficientemente estúpido para achar que um erro de um funcionário, não apurado ainda, seja responsabilidade dos chefes que sequer estavam no estado naquela ocasião. Com mais de 100 lojas, além de postos de combustíveis, fazendas, indústria de alimentos, o Super Muffato é passível de falhas humanas ou de equipamentos, como qualquer outra empresa.
É mais ou menos como dizer que o Lula é criminoso porque um petista como esse Renato invade lojas como um demente.
O histórico desse deputado é estarrecedor: preso por desacato pela Guarda Municipal em 2016, mandato de vereador cassado em 2022, preso por pichar o Carrefour, preso por obstrução ao trabalho da Polícia Militar, preso por ameaçar o deputado Ricardo Arruda. Seu ponto mais negativo, até esta semana passada, foi em fevereiro de 2022, quando liderou grupo que invadiu a Igreja do Rosário, em plena missa, e passou a gritar contra os católicos presentes, chamando-os de “fascistas” e “racistas”. Atingiu agora, na invasão do Super Muffato, o ápice de sua imbecilidade. Enquanto o Judiciário ou os eleitores não barrarem suas ações, Renato vai continuar sua triste trajetória de ofensas, injúrias, ameaças. Na assembleia o deputado estadual Delegado Tito Barichello (União Brasil) protocolou o pedidos de cassação do mandato do deputado Renato Freitas (PT) após o protesto no mercado.
ALÔ VEREADORES– OFERTA DE RACHADINHA- SÓ ATÉ SEXTA
Em homenagem ao esforço e à competência dos nossos vereadores, cujo trabalho e dificuldades acompanho de perto, e considerando as baixíssimas remunerações do cargo, ofereço devolução de 50% do pagamento de um emprego fantasma, com exceção do 13º. Salário e adicional de férias. Sigilo absoluto. Confiabilidade comprovada em muitos anos de rachadinhas, com ficha limpa no quesito traição e cuspidas no prato. Pagamento em espécie, no mesmo dia do pagamento da folha. Apenas até esta sexta,04, dia da Independência dos EUA. Primeiro a nomear leva.
CASA POP DE CASCAVEL
O Centro POP, ou Casa POP, recebe pessoas em situação de rua, oferecendo um espaço seguro para descanso, higiene pessoal e alimentação. Identifica a situação do morador de rua, de forma individual, quais as suas necessidades, e encaminha a pessoa para serviços adequados ao seu caso, como clínicas, abrigos, empregos, etc…
Em função da sua finalidade, todos torcem para que funcione bem, atenda muitos necessitados, com um, porém muito importante: desde que não seja perto da sua casa. Ninguém quer os mendigos por perto.
A Prefeitura de Cascavel alugou uma casa no Centro da cidade, com essa finalidade nobre. Os moradores estão revoltados: aqui não!!
Eu não sei se o local escolhido, na Rua Santa Catarina, perto do Colégio Ideal, é o melhor para essa finalidade. O que eu sei é que, em algum lugar, a Casa POP deve funcionar e ajudar as pessoas miseráveis. Porque não há outra alternativa: deixá-las morrer de fome e frio não está na nossa programação. Por outro lado, existem realmente alguns desses nossos irmãos que são portadores de doenças mentais graves, são perigosos, e vários cascavelenses já foram vitimas de seus ataques.
Há vinte anos eu conto aos nossos leitores que em Cascavel não existe um único local onde a Polícia, ao deter um desses doentes, possa interná-lo, porque não é possível prende-los juntos com criminosos comuns, até porque a maioria é inimputável. É muito caro montar uma clínica, dar segurança, apoio médico, remédios, etc.…, melhor fazer Centros de Convenções e Território Cidadão.
DEPUTADO SPERAFICO
A eficiente Assessoria do Deputado Dilceu Sperafico informa suas ações nesta semana. Palotina recebeu a confirmação de emenda parlamentar de R$ 1.600.000,00 para aplicação na área da saúde, em melhorias no campus da Universidade Federal do Paraná e no entorno do Lago Municipal. Dilceu fez pronunciamento na Câmara Federal de repúdio às mudanças do IOF, votando pela rejeição ao Decreto Presidencial que aumentava as alíquotas. Dilceu esteve em Itaipulândia na primeira semana de julho dando sequência às entregas de maquinário pesado para as prefeituras do Oeste, desta vez uma retroescavadeira para atender os pequenos agricultores do município.
MAIS 18 DEPUTADOS FEDERAIS
Em concordância com decisão do Supremo Tribunal Federal, que atualizou a divisão de cadeiras na Câmara Federal de acordo com a variação populacional oficializada pelo IBGE, os deputados aumentaram o total de cadeiras, passando de 513 para 531 o número de federais a partir da próxima eleição. Pará e Santa Catarina foram os estados mais beneficiados, aumentando sua representatividade com mais quatro deputados cada. O Paraná ganha uma cadeira. A medida é boa e ruim. Se uma nova vaga for preenchida por um Tiririca, é dinheiro jogado fora. Se for preenchida por um deputado padrão Sperafico, é boa.
DARCI PIANA
O vice-governador do Paraná, Darci Piana, é um cidadão elogiado por todas as pessoas que o conhecem. Conduta exemplar como homem público e na sua vida pessoal.
Darci Piana é uma unanimidade especialmente entre a classe política, que vê nele um companheiro leal, discreto, eficiente e confiável. Darci Piana tem o sonho de candidatar-se à sucessão do Ratinho Júnior, mas enfrenta um problema comum no Brasil: o etarismo. Embora desfrute de saúde perfeita, sua idade (83 anos) é apontada pelos seus rivais na indicação como um impeditivo que não pode ser vencido.
Uma pena, opino eu. Possuidor que é de tantas qualidades, ficha limpíssima, teria todas as condições para fazer um mandato histórico no estado que apresenta uma invejável situação financeira, após os ajustes dolorosos feitos no passado pelo Beto Richa e que tiveram sequência nos seis anos e meio do Ratinho Junior. Eu votaria no Piana sem pensar duas vezes.
Passei a acompanhar as ações do vice-governador quando ouvi elogios feitos pelo ex-governador Mário Pereira e pelo Nelson Justus, seus amigos antigos.
ENQUETE: ELIANE CANTANHEDE
Os brasileiros ainda absorvem, meio chocados, o vídeo que viralizou nas redes, da “jornalista” Eliane Cantanhede, da Globo, mostrando sua indignação com as bombas dos iranianos, que quando caem em Israel “matam apenas um aqui, outro ali, uns feridos aqui, outros ali…”.
Furiosa, a “jornalista” pergunta ao seu colega Jorge Pontual, que não sabia onde enfiar a cara: “Mas que tipo ordinário de bomba eles usam? Que raio de defesa Israel tem, que seus cidadãos não são mortos? ”
Assista o vídeo na web, caro leitor, e opine: na gravação do vídeo, Eliane Cantanhede estava:
- Lúcida?
- Sob efeito de alguma substância?
- Gagá?
- Tinha tomado umas e outras?
CURTAS
BOA: ACIMA DO PISO: Coube ao vice-governador Darci Piana, talvez numa homenagem do Ratinho Jr. a ele, assinar o aumento dos professores no percentual de 11,3%, que eleva o salário dos educadores paranaenses a um dos mais altos níveis do país. Mais de 108.000 professores, entre ativos e inativos, foram beneficiados.
RUIM: AUMENTO DA COPEL: A ANEEL autorizou aumento solicitado pela Copel que deixa a energia dos paranaenses mais cara. Residências e o comércio terão reajuste de 1,55%, aumento até bem aceito pela população. Mais ardido, (e inexplicável) em um momento que as indústrias deveriam receber mais incentivos, foi o reajuste que o parque industrial recebeu, de 2,99%, quase o dobro do comércio.
BOA: LUCROS DA SANEPAR: a notícia é boa, mas só para os acionistas da Sanepar. Os lucros, depois dos aumentos das tarifas, não param de crescer. Nos três primeiros meses deste ano, cresceram 218% ante 2024. A diretoria sua muito para arranjar justificativas (juros de precatórios, que tal?) Para não chocar ainda mais a sociedade penalizada.