O ex-secretário da Segurança Pública do Paraná, Rômulo Marinho, vai assumir a diretoria-geral da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência — hoje comandada por Cláudio Stabile. O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Estado da última terça-feira (29). Ele, que já ocupava um cargo em comissão na pasta, vai entrar no lugar de Luiza Cabel Corteletti, informou o blog Politicamente.
Marinho é coronel do Exército e chefiou a Secretaria da Segurança Pública por quase três anos após a gestão do general do Exército Luiz Felipe Kraemer Carbonell. Em abril de 2022, Marinho foi exonerado da Sesp dias depois da tentativa de um mega assalto contra uma empresa de valores na cidade de Guarapuava que terminou com a morte de um policial militar.
Após deixar a Sesp, Rômulo Marinho ocupou cargo de 2º escalão na Casa Civil e agora vai comandar a DG da Seap — secretaria responsável, dentre outras coisas, pela coordenação e gestão das atividades de administração de recursos humanos e previdência do governo do Estado.
Comenta-se nos bastidores do Iguaçu que o governador Ratinho Junior pode trocar também o comando da Seap. Cláudio Stabile deixaria o cargo para assumir a presidência da Fomento Paraná. Para o seu lugar, viria Valdemar Bernardo Jorge, que já foi secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Sustentável no governo Ratinho.