Curitiba inicia conversas com banco alemão para financiamentos em eletromobilidade e projetos de eficiência energética

00447170

A Prefeitura de Curitiba e o KfW Bankengruppe, o banco de Desenvolvimento da Alemanha, iniciaram novas conversas de aproximação para futuros financiamentos para a eletromobilidade e projetos de eficiência energética, com foco em ações de mitigação e combate às mudanças climáticas. O vice-prefeito Eduardo Pimentel se reuniu, nesta quarta-feira (15/5), com Saskia Berling, diretora do KfW Bankengruppe para o Brasil. 

“Curitiba tem como uma das características tirar projetos estruturantes rapidamente do papel e temos orgulho disso. A Prefeitura tem equipe técnica especializada e capacidade financeira para assumir novos financiamentos”, disse o vice-prefeito Eduardo Pimentel. 

Durante a reunião o vice-prefeito falou sobre o programa Curitiba Mais Energia, iniciativa da Prefeitura que visa popularizar o uso da energia limpa na cidade. Além da Pirâmide Solar de Curitiba – Parque Fotovoltaico da Caximba, inaugurada em março de 2023 e a primeira do gênero na América Latina instalada em um aterro sanitário, o Curitiba Mais Energia já foi responsável pela implantação de painéis fotovoltaicos no Palácio 29 de Março, no Salão de Atos do Parque Barigui, na Fazenda Urbana de Curitiba, na Galeria das Quatro Estações do Jardim Botânico, na sede do ICS, em escolas municipais e nos terminais de ônibus do Boqueirão e Santa Cândida. 

O Curitiba Mais Energia conta também com 101 residências populares com painéis solares dentro do programa Cohab Solar e com a mini usina hidrelétrica CGH Nicolau Kluppel, que gera energia na queda d’água do Parque Barigui. Até o fim de 2024 esses painéis solares também chegarão ao terminal do Pinheirinho e a Rua da Cidadania da CIC, em construção.

“Também estamos construindo o Bairro Novo da Caximba, que é a maior obra socioambiental da história recente de Curitiba. O compromisso da Prefeitura é investir em projetos com sustentabilidade ambiental”, disse Eduardo Pimentel que também falou sobre os novos ônibus elétricos em Curitiba. 

Até agosto devem começar a operar os primeiros seis ônibus elétricos, na linha Interbairros I. Outros 54 devem entrar em operação no próximo ano nas linhas Inter 2 e Interbairros II, fruto de um investimento de R$ 380 milhões, por meio do PAC, que vai contemplar tanto a compra dos ônibus quanto a infraestrutura de recarga dos veículos.

Longa parceria

A diretora do KfW Bankengruppe, Saskia Berling, falou que o banco já tem uma longa parceria com a capital paranaense. “Curitiba tem uma fama muito boa no mundo inteiro pela tradição verde, pelo planejamento urbano e que continua com ótimos projetos e programas em desenvolvimento”, afirmou Saskia. 

Também participaram da reunião a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur; o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto; a assessora de investimentos do Ippuc, Ana Jayme; e os diretores de Eficiência Energética e Geração de Energias Renováveis, João Carlos Fernandes, e de Mudanças Climáticas, Felipe Maia Ehmke; e o consultor do KfW Bankengruppe, Fabrício Pietrobelli. 

Compartilhe