Das três convenções partidárias realizadas nenhuma novidade

d01

Das três convenções partidárias realizadas no último final de semana, novidade nenhuma. As legendas repetiram alianças de outras eleições. Como o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que formalizou o apoio a candidatura do governador Beto Richa (PSDB) para reeleição ao governo do Paraná. E nem pediu muita coisa, vai indicar o primeiro suplente ao cargo de senador, que será disputado pelo quase imbatível Álvaro Dias, do PSDB.
VAI SOMANDO
Richa se deu bem, a militância do PSB será fiel na campanha em função de uma troca de favores por causa da eleição de 2012 em Curitiba. E o tucano deve ganhar 43 segundos adicionais na propaganda eleitoral gratuita do rádio e da televisão. Segundos, que parece pouco, juntando em uma coligação tipo salada mista, pode somar vários minutos.
PDT RETRIBUI
Na convenção do Partido Democrático Trabalhista (PDT), nada de novo também. Oficializou o apoio a candidata do PT, Gleisi Hoffamnn, dando-lhe 36 segundos no horário eleitoral. Foi outro apoio de retribuição por causa de 2012, quando os petistas se aliaram ao atual prefeito de Curitiba, o pedetista Gustavo Fruet. Em troca do apoio a Gleisi, o PDT vai indicar o
candidato ao Senado, ainda não decidido pelo partido.
JÁ SABIDO
A terceira convenção, a que mudou o cenário eleitoral na disputa pelo governo do Paraná, foi a do PMDB, com a vitória da chapa pela candidatura própria. O senador Roberto Requião contrariou prognósticos, venceu a parada e irá disputar novamente o governo.
NA CORRERIA
Agora Requião e seu grupo estão na fase de articulação (em cima da hora por conta da dúvida da candidatura até a semana passada) para formar coligação. O PCdoB já está dentro. As convenções para definir nomes dos candidatos ou alianças devem ser realizadas até o próximo dia 30, para eleição majoritária e a proporcional.
DE GRÁTIS
Falando em Requião, “descamisado” e adepto da Carta de Puebla, aquela das opções pelos pobres, como ele sempre diz e os adversários não lhe perdoam (por verem como parecido com o mote do pedágio), fez um post interessante em sua tribuna na internet. A quem interessar possa, publicou no twitter que precisa de voluntários. “Começamos a recrutar voluntários para apoio jurídico e de comunicação na campanha do PMDB PR”.
VALE LEMBRAR
Também relacionada às eleições paranaenses, com a decisão do Supremo Tribunal Federal na semana passada, de que a resolução do Tribunal Superior Eleitoral que definia o tamanho das bancadas estaduais é inconstitucional, as bancadas na Câmara Federal e na Assembléia Legislativa continuam com o mesmo tamanho. O Paraná irá eleger 30 deputados federais e 54 estaduais.

Compartilhe