O primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Curitiba será nesta quinta-feira (8), a partir das 22h30, na Band Paraná. A transmissão será ao vivo na TV aberta, pelo BandPlay e YouTube [https://www.youtube.com/watch?v=3fe7D8ad7CQ]. A previsão de duração é de duas horas. O encontro terá início às 22h15, com um programa pré-debate. A emissora convidará todos os pré-candidatos aprovados em convenção.
Regras do debate
O debate será dividido em três blocos. No primeiro bloco, os candidatos terão espaço para se apresentar. Cada bloco contará com uma rodada de perguntas, respostas, réplicas e tréplicas, onde cada candidato poderá fazer uma pergunta e responder quantas vezes for acionado. No terceiro e último bloco, além das perguntas, os candidatos também farão suas considerações finais.
Pimentel quer ampliar a educação integral
O candidato à Prefeitura e vice-prefeito da capital paranaense, Eduardo Pimentel, quer ampliar a oferta da educação integral em Curitiba. O anúncio foi feito durante a convenção do PSD, no último sábado (3). “Queremos que Curitiba continue avançando, nossa candidatura dá essa garantia à população, pois somos os mais preparados para manter os programas municipais e a continuidade do trabalho que vem sendo feito nos últimos sete anos e meio. E a educação será sempre prioridade na capital”, afirmou Eduardo.
Luisão Goulart escolhe Thiago Chico para vice
O engenheiro e empresário multimídia Thiago Chico vai encarar a corrida eleitoral por Curitiba como candidato a vice na chapa de Luisão Goulart, do Solidariedade.
Empreendedor na área de tecnologia e inovação, Thiago aceitou o convite por considerar que Curitiba precisa de uma novidade e de uma administração menos política.
“Curitiba sempre esteve no topo por ter tido prefeitos técnicos, os quais focaram no crescimento sustentável da cidade”, disse Thiago.
“Agora, pelo que estamos vendo, os candidatos são políticos de carreira ou não possuem experiência com a gestão pública. Aceitei o convite do Luizão Goulart por ver os resultados sustentáveis dele em Pinhais e por suas decisões técnicas. Nesse ambiente, vamos propor aos curitibanos uma opção técnica e inovadora para enfrentarmos os complexos desafios presentes e futuros de Curitiba”, completou ele em rápida conversa com o HojePR.
Jornalismo contra a desinformação
Nessa terça-feira (6), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, em conjunto com a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e outras 11 instituições jornalísticas, uma campanha para combater a desinformação durante o processo eleitoral. A iniciativa tem como lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, e foi apresentada na sede do TSE, em Brasília (DF).
A campanha
Além do TSE e da Aner, também fizeram parte da criação da campanha e da produção dos materiais a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Agência Lupa, a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), a Alright, a Associação Nacional de Jornais (ANJ), o Aos Fatos, a Coar, o Instituto Palavra Aberta, o Projeto Comprova e o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor).
Gralha Confere
Para combater a desinformação durante as eleições no Estado, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) também conta com o projeto Gralha Confere. A iniciativa recebe dúvidas da população pelo WhatsApp (41) 3330-8500 sobre conteúdos que envolvem o processo eleitoral, a segurança do voto e a legitimidade da Justiça Eleitoral, publicados em sites e nas redes sociais.
Falso, verdadeiro ou impreciso
Após receber a denúncia, a equipe de Jornalismo do TRE-PR faz a verificação das informações e classifica os conteúdos em “falso”, “verdadeiro” ou “impreciso”. Também são produzidas matérias informativas sobre temas que geram dúvidas na população, chamadas de “Gralha Explica”, e textos com sugestões de canais para o eleitorado conhecer, com o selo “Gralha Indica”.
Negociação de dívidas
Nesta sexta-feira, dia 9 de agosto, a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) orientará gratuitamente quem precisa de ajuda para negociar dívidas. O mutirão de defesa dos direitos do consumidor ocorrerá nas dependências da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), das 9 às 16 horas. É o segundo mutirão do tipo no ano na CMC, que em março registrou 248 atendimentos.as eleições 2024 para Prefeitura de Curitiba?