ENCONTROS PARTIDÁRIOS! COMEÇOU A ÉPOCA DE COMER PASTEL E SOCAR LINGUIÇA!

FDFEFE

A  cada dois anos durante campanhas eleitorais no Brasil inteiro já é tradicional o ato de comer pastel de feira  ou promover o famoso pão com linguiça para reunir o pessoal do bairro.  Degustar o pastel de feira já é um ato frequente pelos políticos como forma de se aproximar da população e demonstrar que aquilo é habitual na sua vida de  político “SIMPRÃO”! Está ação promovida até parece ensaiada pois é alvo de repercussão e muitos memes da Internet, divulgação nas mídias do candidato e muito já apelidaram  como a “temporada do pastel” ou “ágape da linguiça”. Os maldosos da Boca Maldita já falam que é a época de socar linguiça no povão para poder mostrar o partido e o número do candidato que irá concorrer às urnas.

Já não é novidade que o pastel de feira junto com caldo de cana são frequentemente usados como estratégia dos políticos para tentar se aproximar dos eleitores e passar a imagem de “candidato do povo”. A caminhada na feira já é visto como um clichê e o objetivo maior é repercussão na internet virando os famosos vídeos de  tik-tok. Neste período eleitoral o fato é bem satirizado nas redes sociais e sempre é relembrado como “temporada do pastel”. A aproximação com o povo as vezes pode também virar motivo de piada nas redes sociais quando é protagonizada por políticos de partidos que não têm histórico de ligação forte com movimentos sociais e, portanto, a ideia de “candidato do povo” pode soar como falsa dependendo da situação criada na feirinha.

OS PASTEIS QUE MARCARAM RISOS

Em 2016, João Doria, candidato à prefeitura de São Paulo, foi fotografado fazendo uma expressão interpretada como uma careta ou como uma expressão de nojo enquanto comia um pastel e tomava café. Após a repercussão, que envolveu memes da Internet, sua assessoria pediu para que ele não fosse fotografado enquanto comia. Depois de se eleger, Doria disse que “aprendeu a comer pastel”. Dois anos depois, ele publicou em seu Twitter uma imagem onde aparece sorridente comendo um pastel, dizendo que aquele era o “melhor momento do dia” e que “amava pastel”.    

Em agosto de 2022, a pastelaria Gran Pastel Gourmet começou a vender pastéis com os nomes dos quatro principais candidatos à presidência — Jair BolsonaroLuiz Inácio Lula da SilvaCiro Gomes e Simone Tebet — com cada um tendo alguma característica relacionada ao respectivo político. No final do mês, no entanto, a plataforma de delivery iFood vetou a venda de parte dos pastéis, bloqueando três deles, exceto o de Bolsonaro.                                                                                                   

Rosângela Moro, candidata a deputada federal por São Paulo em 2022, publicou nas redes sociais em setembro um vídeo comendo um pastel. No entanto, ao fundo, uma mulher aparecia revirando o lixo da barraca de pastel. Após a repercussão, ela pediu desculpas e apagou o vídeo.

OS ELEITORES QUE FIQUEM LIGADOS QUE O FESTIVAL DOS REGABOFES VAI COMEÇAR!

Compartilhe