A largada eleitoral começou no último sábado (20) com a liberação pela Justiça Eleitoral da temporada de convenções partidárias e que seguirá até o dia 5 de agosto. A próxima semana será marcada por muita conversa e mala branca com a finalidade única de alinhar o máximo de adversários juntos afim de evitar gastos e desgastes maiores durante estes dois meses antes das eleições. Articulações, promessas de cargos, secretários, salários e muita traíragem irão fazer partes destes conchavos políticos até que as partes entendam que o espaço ofertado seja coerente com os cargos negociados a prefeito, vices e vereadores filiados na sigla. Depois da fase das convenções é que realmente o tabuleiro eleitoral estará formado em todos os 399 municípios do Paraná. O governador Ratinho Jr. terá que se dedicar atentamente aos maiores colégios eleitorais do estado, porque neles estarão todas as suas apostas para a sequência do governo em 2026.
Uma derrota nas seis maiores cidades do estado não está nos planos do governador de forma nenhuma! Retirar do caminho adversários que estejam incomodando os candidatos do PSD ou da parceria com PL serão os objetivos de agora em diante. Em Curitiba e também no interior, o cenário ainda é de incertezas e depende de disputas internas das siglas e vários ajustes nesta última semana.
DATAS DAS CONVENÇÕES
PDT de Goura Nataraj será no sábado (27), ainda não confirmado o local.
PSB de Luciano Ducci será no domingo dia 28, no clube Dom Pedro II.
PL de Paulo Martins será no dia 1º de agosto.
PSD de Eduardo Pimentel será no dia 03 de agosto, ainda não confirmado (EXPOTRADE).
DEMOCRACIA CRISTÃ será no dia 27, ainda não confirmado o local.
UNIÃO BRASIL do candidato será no dia 31 ainda não confirmado o local (Espaço Torres)
MOBILIZA de Roberto Requião realizará no dia 03 de agosto em local a definir.
SOLIDARIEDADE de Luizão Goulart, no dia 1º no clube Dom Pedro II.
PSDB de Beto Richa, PP de Maria Victória, PSOL de Andrea Caldas e PMB de Cristina Graeml ainda não definiram local e data.