Envolvido em polêmicas, presidente estadual do partido de Cristina já foi candidato a vereador pelo PT

fggr

Fabiano dos Santos, que preside o PMB no Paraná, partido pelo qual Cristina Graeml concorre à Prefeitura de Curitiba, já foi candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade em 2008. As informações constam no histórico oficial de Santos no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/SUL/PR/14422/7715/2008/75353)

Naquele ano, o presidente do PMB – atualmente envolvido em um imbróglio jurídico contra a executiva nacional de seu partido –, obteve 2.329 votos na cidade, alcançando a 93ª colocação entre os candidatos a vereador da Capital, o que lhe garantiu uma vaga de suplência pelo PT, de acordo com dados disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR). (https://apps.tre-br.jus.br/files/resultados/20081005A75353.pdf)

Fabiano também aparece como um representante oficial da sua campanha. A informação pode se confirmado na prestação de contas de Cristina, onde ele consta como contabilista, função pela qual é responsável por administrar as suas contas de campanha. (https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/SUL/PR/2045202024/160002350673/2024/75353)

Foi como contabilista, aliás, que Fabiano dos Santos se envolveu em outra polêmica, revelada recentemente pelo rádio Jovem Pan e o portal RIC Notícias, além de ser reproduzida por outros veículos de imprensa.

Ele foi condenado pela Justiça Federal por fraude tributária por fornecer documentos falsos em declarações de imposto de renda ao longo de seis anos consecutivos, crime pelo qual cumpriu pena de reclusão de 3 anos em regime aberto, além de pagar multa e prestar serviços comunitários em um colégio estadual de Curitiba.

Após a divulgação do caso, ocorrido em 2020, o próprio presidente do PMB gravou um vídeo em que admitiu a sua conduta criminosa. Na mesma gravação, ele nega presidir o partido, apesar de ter sido ele o responsável pela filiação de Cristina ao partido e pelo lançamento da pré-candidatura e da candidatura oficial dela à prefeitura. Por fim, o endereço oficial fornecido por Fabiano dos Santos ao TSE é o mesmo onde consta a sede do PMB em Curitiba.

Compartilhe