LOTE 2 DA CONCESSÃO : LEILÃO SUPEROU AS EXPECTATIVAS

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        Pode se considerar que o governador Ratinho Jr. (PSD) deu um tapa de luva em toda bancada federal e estadual do Partido dos Trabalhadores que estava agindo por baixo dos panos contra o modelo de pedágio a ser implantado pelo governo desde o ano passado.                        Com Ratinho Jr. engasgado na garganta dos petistas por ter apoiado Jair Bolsonaro (PL) em 2022 e eleito com mais de 70 % de votos no primeiro turno, havia motivos de sobra na tentativa de emperrar qualquer projeto que estivesse avalizado pelo governo do Paraná nos próximos quatro anos.

Mesmo após diversos entraves até a entrega das rodovias estaduais para o presidente Lula da Silva (PT), deputados como Gleisi Hoffmann e Arilson Chiorato tentaram de todas as formas criar empecilhos na esfera federal junto ao Ministério do Transporte e a presidência para atrasar o pacote de concessões. Em uma delas conseguiram cancelar até a vinda o Ministro dos Transportes Renan Filho, no dia 03 de março à Curitiba, para assinatura desta entrega. O que se sabe deste encontro é que o Ministro até aceitou assinar em Brasília no mesmo dia do encontro com Ratinho Jr., mas por questão de divulgação do fato, o Secretário de Transportes Sandro Alex preferiu formalizar aqui no Paraná e neste interim a bancada agiu para que não se realizasse o evento. A ideia da turma do contra funcionou cancelando a agenda de Renan junto ao presidente atrasando por mais dois meses a assinatura deste formato junto ao presidente Lula.

No leilão do Lote 1 até tentaram criar a expectativa de um esvaziamento de propostas, mas o tiro saiu pela culatra, o êxito foi total e agora o estado aguarda mais uma semana para a abertura dos envelopes do Lote 2 do novo pacote de concessões rodoviárias do Paraná.                                                                                            A concorrência está marcada para as 14h da próxima sexta-feira, dia 29 de setembro na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, com transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube, lembrando que o Lote 1 foi arrematado com 18,25% de desconto no valor da tarifa por quilômetro rodado. Na prática, isso leva a um valor 65% menor do que seria praticado se a antiga concessão estivesse em vigor.

Como o edital foi publicado pela ANTT no dia 12 de junho, as propostas deste lote devem ser entregues até a segunda-feira (25), sendo que depois do leilão a homologação do resultado acontecerá no dia 10 de novembro, com assinatura do contrato com o vencedor devendo ocorrer até o dia 26 de janeiro de 2024.

Este novo lote é de suma importância para toda a estrutura viária do estado, além de estar a principal rodovia de acesso ao porto de Paranaguá, tem as estradas dos Campos Gerais e Norte Pioneiro, com 605 quilômetros, investimentos de R$ 10,8 bilhões, previsão de duplicação de 350 quilômetros em estradas, 138 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais e 72 quilômetros de ciclovias e a expectativa é de um desconto igual ao primeiro lote.

O paranaense deverá começar a pagar pedágio a partir de 2024 em função de todos os trâmites e serviços a serem executados antes da cobrança nas praças, mas o pior de tudo isso é que os estados das nossas rodovias sem manutenção já chegaram ao limite e, toda população está pagando um alto preço desde o último verão com desmoronamento e congestionamentos seguidos para o interior do Paraná.

Tomara que a BURROCRACIA não atrapalhe ainda mais a liberação destas rodovias aos vencedores dos lotes.

O agronegócio e a população agradecem!

                                                                                                                                      

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