Para reduzir fila do INSS, cada servidor teria que lidar com mais de 200 processos*

INSS

O reforço do efetivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com a contratação de sete mil militares da reserva equivale a praticamente um terço do efetivo do órgão, que hoje é de cerca de 23 mil servidores. A operação é planejada pelo governo para reduzir a fila de quase dois milhões de pedidos de benefícios A tarefa não será fácil. O INSS recebe por mês um milhão de novos requerimentos. As informações são de Pollyana Bretas , Stephanie Tondo, Renata Vieira e Gabriela Oliva n’O Globo.

Segundo cálculo do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), o órgão tem hoje cerca de 5 mil servidores destacados para analisá-los, ou seja, são 200 novos pedidos como aposentadorias, salários-maternidade e Benefícios de Prestação Continuada (BPC/Loas) por mês para cada funcionário.

O governo deve divulgar até sexta-feira o decreto que regulamentará a contratação temporária dos militares. Por ora, só está definido que eles serão treinados pelos servidores do INSS nas próprias agências onde ficarão lotados.

Compartilhe