O jornal IMPACTO PR. recebeu nessa semana uma cópia carta de repúdio de empresários que estão sendo prejudicados pelo TCP- TERMINAL DE CONTAINERES DE PARANAGUÁ. Uma situação calamitosa há muito tempo que expõe com detalhes o que estão enfrentando naquele terminal cidadãos que dependem da exportação. IMPACTO PR. preserva a fonte que é uma das maiores condições jornalísticas de nossa existência para manter a credibilidade das informações, que terão sequência nas próximas semanas.
PARANAGUÁ 17 DE OUTUBRO DE 2024
PREZADOS (AS) SENHORES (AS),
Viemos, por meio desta manifestar o caos que estamos enfrentando no processo de exportação junto ao Terminal de Contêineres de Paranaguá.
Entendemos que o TCP desempenha um papel fundamental no setor de logística portuária, sendo essencial para a movimentação de cargas em nossa região. No entanto, gostaríamos de expor algumas questões que têm impactado diretamente a eficiência de nossas atividades:
Demora no agendamento e liberação de cargas: Temos enfrentado atrasos significativos na liberação de vagas para agendamento, o que gera aumento de custos operacionais e prejudica o fluxo de mercadorias, pois nossos armazéns estão lotados. A falta de previsibilidade nos prazos compromete o planejamento logístico e os compromissos assumidos com nossos clientes.
Dificuldade de comunicação e suporte: Em diversas ocasiões, a comunicação com o TCP se mostra insuficiente, especialmente em momentos críticos como o que estamos enfrentando. Fomos informados de que, a partir de 16/09/24 haveria uma mudança, mas, na prática, a situação piorou, com respostas automáticas enviadas por robôs, sempre com o mesmo conteúdo, a todos os nossos e-mails. Várias Grades que aparecem com disponibilidade no sistema, mas quando vamos finalizar o agendamento diz não haver disponibilidade para container Dry que é o nosso caso.
Impacto nos clientes devido aos atrasos: Devido a esses atrasos na liberação de vagas para agendamento, nossos terminais estão lotados, nossas frotas de caminhões estão paradas gerando custos com funcionários registrados e prejuízo aos motoristas autônomos. Quando uma vaga é liberada, isso acontece em cima da hora, gerando várias dificuldades no estufamento dos contêineres e na reativação do DOF, uma exigência obrigatória por se tratar de madeira nativa. O TCP está priorizando a liberação de grades “quando há” para caminhões Bitrem prejudicando assim as frotas LS.Muitos terminais operam de acordo com os contêineres agendado outra dificuldade que enfrentamos é que o TCP cancela todos os agendamentos caso o navio omita o porto de Paranaguá gerando assim ainda mais sobrecarga dos armazéns que já contavam com o envio desses contêineres para o TCP liberando assim espaço no pátio do armazém. Esses fatores têm levado nossos clientes a mudar o destino da carga para outros portos, como Santa Catarina.
Reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento de soluções que possam beneficiar todas as partes envolvidas e nos colocamos à disposição para colaborar na busca por melhorias nos processos operacionais. Acreditamos que o diálogo aberto e a cooperação são fundamentais para superar os desafios e otimizar os serviços prestados.
Desde já agradecemos pela atenção e aguardamos a oportunidade de discutir as questões apresentadas em uma reunião de emergência.
Caso não haja uma solução emergencial as empresas entraram em colapso!!!
Atenciosamente, XXXXXXXXX.