Como dizia o filósofo ” REQUIÃO” se eu quero carne vou ao açougue e se quero pesquisas vou aos institutos e há de se concordar com o raciocínio do jornalista Fenando Tupan ao dizer que o resultado apresentado pela empresa de levantamento Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, não revela o mapa político paranaense para a sucessão de Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), na eleição de quatro de outubro de 2026.
Dos quatros nomes incluídos, dois não são nem candidatos, o petista Zeca Dirceu (PT), e a jornalista Cristina Graeml, ambos estão articulando disputar o Senado Federal, apenas Sergio Moro (UB) e Rafael Greca (PSD) buscam se viabilizar candidatos.
Com a omissão de candidatos como Alexandre Curi (PSD), Enio Verri (PT), Dirceu Piana (PSD), Renato Adur (MDB) e Guto Silva já mostra que outros levantamentos precisam ser divulgados para se ter a ideia do quadro atual.
A Quaest revelou que 30% dos entrevistados votariam em Sergio Moro (UB) e apenas 18% para Rafael Greca, ex-prefeito de Curitiba.
A pesquisa ouviu 1.104 paranaenses, com 16 anos ou mais, entre os dias 19 e 23 de fevereiro.