Os novos dados divulgados pela Genial/Quaest na última semana confirmam uma realidade já percebida nas ruas e nos bastidores da política: o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) é hoje um dos nomes mais fortes da direita nacional e caminha com passos largos para se consolidar como protagonista nas eleições presidenciais de 2026.
Com 84% de aprovação no Paraná, o governador colhe os frutos de uma gestão marcada por avanços em áreas-chave, como emprego e renda (65%), educação (62%) e infraestrutura e mobilidade (62%), setores que, não por acaso, são prioridades de seu governo. É a maior aprovação entre governadores de estados com as maiores economias do país, o que reforça seu peso político no cenário nacional.
A força de transferência de votos e o cenário estadual
Outro dado relevante da pesquisa é que 70% dos paranaenses dizem que votariam no candidato indicado por Ratinho Junior ao governo do estado. Trata-se de um índice impressionante, que confirma sua capacidade de transferência de votos e sua influência direta na sucessão estadual.
Entretanto, quando o foco se volta à pesquisa para o governo do Paraná, surgem questionamentos legítimos. Apesar do cenário claramente favorável a Ratinho Jr, a pesquisa não incluiu todos os nomes relevantes que estão no radar da disputa de 2026, limitando a análise e, em certa medida, influenciando a percepção pública.
PESQUISA NÃO DEMONSTRA A REALIDADE DOS POSSÍVEIS CANDIDATOS EM 2026.
Mas a ausência de nomes como Alexandre Curi, Rafael Greca e Darci Piana (vice-governador), todos citados como possíveis pré-candidatos do PSD, levanta uma dúvida metodológica: por que restringe o cenário já que o partido do governador ainda não definiu um nome.
Números da pesquisa para o Governo do Paraná:
- Sergio Moro (União Brasil): 38%
- Paulo Martins (Novo): 8%
- Enio Verri (PT): 7%
- Guto Silva (PSD): 6%
- Indecisos: 13%
- Brancos/nulos/não comparecerão: 28%
Ratinho Jr. supera Lula em diversos estados estratégicos:
- Paraná:
- Ratinho Jr.: 73%
- Lula: 19%
- São Paulo:
- Ratinho Jr.: 42%
- Lula: 37%
- Rio Grande do Sul:
- Ratinho Jr.: 38%
- Lula: 37%
- Goiás:
- Ratinho Jr.: 46%
- Lula: 31%
- Minas Gerais (empate técnico):
- Ratinho Jr.: 38%
- Lula: 38%
Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, Ratinho Jr. lidera entre os nomes da direita, superando até Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro. O levantamento mostra um crescimento consistente e o posiciona como alternativa viável para um eleitorado de centro-direita que busca renovação com responsabilidade de gestão.
Metodologia:
A pesquisa da Genial/Quaest ouviu 12.150 pessoas, entre 13 e 17 de agosto, em oito estados que representam 66% do eleitorado brasileiro.
- Margem de erro: 2 pontos percentuais
- Nível de confiança: 95%
- A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.
- ( DADOS POLITICA.PR.COM.BR)