PITACOS DA BOCA MALDITA: MARCO TEMPORAL, EDGAR LIPPMANN, NOVOS PREFEITOS, GEN. HELENO E FLAVIO DINO

BARE

                        FAUSTINO E VASTAS TERRAS

Hoje em dia se discute muito sobre o MARCO TEMPORAL com desapropriação de imensas áreas de terras, equivalente a alguns estados. Coisa que o Congresso Nacional já deveria ter regulamentado. Isso me faz lembrar uma longa batalha judicial, que se iniciou em 1877 e levou 107 anos se arrastando na justiça. O litígio encerrou-se em 1984. O Comendador Domingos Faustino Corrêa, rico latifundiário, deixou um inventário confuso e muitos herdeiros. Tinha filhos legítimos do casamento e muitas “crias” como era chamado os filhos nascidos com escravas e trabalhadoras. As terras de Faustino Corrêa eram vastas “quadras de sesmarias”. Terras que abrangiam partes do Rio Grande do Sul, Território do Iguaçu, Santa Catarina e do Uruguai e Argentina. Quase uma capitania hereditária. Um donatário, era o senhorio de tudo isso. Morreu o Comendador, daí se iniciou a disputa pela herança. Começaram a aparecer, filhos e “crias” que chegaram a habilitar mais de 20.000 pessoas. Todos reivindicando um quinhão e posse das vastas áreas de terras. Hoje são grandes cidades e municípios. Um verdadeiro estado.

                                 LIPPMANN ADVERTIU

O ilustre Desembargador Federal Edgard Lippmann contou que esse processo passou por suas mãos. Falou que era impossível dar ganho de causa ao pessoal. Um certo dia a justiça bateu o martelo. Encerrou o processo. Fim do litígio e do sonho. Valeu a razoabilidade e o bom senso, Vida que segue. O MARCO TEMPORAL é entregar terras produtivas e prontas com donos há quase um século, a tribos que já tem parte de quase 1/3 de todo território nacional. Suprema insegurança jurídica que só o bom senso já era para não existir. “Devagar com andor que o santo é de barro”. 

                      NOVOS PREFEITOS NOVAS CARA

Começa a semeadura para os candidatos a prefeitos para as eleições do próximo ano. Estão irrigando os prefeitos com recursos para obras na saúde, obras e educação. O Governo estadual vai até o final deste ano e começo de 2024 até a data limite para gastos, derramar fertilizantes e sementes verdes em cada canto dos 399 municípios paranaenses. Tomara que todas promessas ditas pelos candidatos sejam cumpridas. Porque “mormente falando” como dizia Odorico Paraguaçu tem promessa que até os anjos duvidam. Mas na verdade melhoramos muito hoje, a maioria é de prefeitos comprometidos e corretos.

                          GENERAL ATHLETICANO

O General Heleno Ribeiro Pereira é curitibano de nascimento e ATHLETICANO, um ferrenho torcedor. Serviu na Força Militar da ONU no Haiti. Foi adido militar na França e na Bélgica foi Comandante Militar da Amazônia.  Enfrentou os juízes inquisitoriais da CPMI 08 de janeiro. Verdadeiro! Parecia um circo de Arena Romana com leões, artistas, palhaços e cristãos novos. Respondeu a altura aos deputados, encarou e enfrentou com coragem aqueles abutres de plantão. Falou o que todos precisavam saber.  Homem de saco roxo como dizia Fernando Collor. Homem raiz, macho alfa. Fez e falou tudo que a gente gostaria de fazer com esses urubus pulhas da CPMI. Parlamento circense. Lacaios de esquerda.

                        

                        MORRO E NÃO VEJO TUDO

A sra. JANJA assume a agenda do presidente LULA, “pô carinha” só não vá assinar decretos e leis, só falta essa…!!! Mas se o fizer, o SUPREMO validara, com certeza. Deve tentar resolver o conflito Rússia-Ucrânia. Nem Maduro, deixou a mulher de substituta.

                 APOSTA DE VISÃO CONSPIRATÓRIA.

P.S:  aposto que Lula indicará Flávio Dino ao STF. Quem viver, verá!

Compartilhe