Prefeitura de Curitiba recebe título da Unesco pelo trabalho de aprendizagem nas escolas

O prefeito Rafael Greca recebeu, nesta terça-feira (12/3), em nome da cidade de Curitiba, o título Rede Global de Cidades de Aprendizagem da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco Global Network of Learning Cities).

A capital do Paraná é uma das 64 cidades de 35 países a integrar essa rede, como reconhecimento pelos esforços para tornar a aprendizagem ao longo da vida uma realidade para todos. A conquista reflete o zelo pela Educação em ações e projetos da Prefeitura executados desde 2017.

“Não pode haver alegria maior que o conhecimento”, disse o prefeito. “Como cidade mais inteligente do mundo e cidades educadora, nossa Curitiba mostrou mais uma vez que é destaque internacional”, completou Greca.

Única no Sul

Apenas três municípios brasileiros integram o grupo de América Latina e Caribe. Além de Curitiba, figuram Recife, no Estado de Pernambuco, e Leme, em São Paulo.

A Rede Global da Unesco é internacional e composta por cidades que promovem com sucesso a aprendizagem ao longo da vida nas suas comunidades. As novas cidades foram anunciadas no dia 14 de fevereiro, durante o evento virtual Capacitando Alunos de Todas as Idades: As Cidades de Aprendizagem da Unesco Transformam Vidas. 

As novas cidades foram adicionadas à rede por recomendação de um júri de especialistas. Um forte compromisso com a aprendizagem ao longo da vida por parte da administração municipal e um histórico de boas práticas e iniciativas políticas foram os pré-requisitos. 

Para a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. A conquista é muito importante. “Agora temos a marca da Unesco em nossas ações, além disso é mais uma maneira de internacionalizarmos a educação de Curitiba”, comentou a secretária.

Congresso Internacional

A capital do Paraná é destaque no cenário nacional e internacional por seus projetos e ações e vai sediar o XVII Congresso Internacional das Cidades Educadoras, de 21 a 24 de maio. Será a primeira vez que a capital do Estado recebe o congresso da Associação Internacional.

Curitiba também coordena a Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace). A cidade coordenadora é responsável por articular as ações e debates de interesse das cidades educadoras no Brasil.

Compartilhe