Em vias de fato com o prefeito Gustavo Fruet (PDT) para 2016, o PT já se articula na pauta dos movimentos sociais. Professora Josete (PT) protocola nesta segunda-feira, 30, na Câmara de Vereadores um pedido audiência pública sobre o passe livre no transporte coletivo de Curitiba. A vereadora pretende debater, com representantes do prefeito e sociedade civil, a implantação do passe livre para estudantes e desempregados.
Em curso na Câmara de Vereadores, Josete lembra do projeto do Centro Acadêmico Hugo Simas, da UFPR, apresentado em outubro e que solicita o passe livre nestes casos. Porém, o jurídico do legislativo sustenta o vício de origem na iniciativa já que a proposição é de responsabilidade do prefeito. “A audiência entre a prefeitura e a sociedade civil é para buscar os avanços necessários nesta questão”, explica Josete. A audiência dever ser realizada no dia 16 de abril e conte com dois participantes de cada entidade, seja da prefeitura ou da sociedade civil organizada.
A Frente de Luta pelo Transporte convocou os interessados no projeto a estar presentes na Câmara na segunda-feira para pressionar vereadores e vereadoras pela aprovação do requerimento da audiência: 189 pessoas já confirmaram presença no evento criado no Facebook para acompanhar a sessão.