Artigo de Jacó Gimennes* ///O Paraná recebeu de 07 a 15 de dezembro uma delegação de franceses da região de Rhône-Alpes para mais uma etapa do Convênio de Cooperação em Turismo Rural. Este fato associado à parceria pragmática entre Paraná Turismo/SEET e EMATER/SEAB prenunciam um indicativo para o mercado, que 2016 será o ano do Turismo Rural no Paraná.
Embora no ano de 2007 tenha sido aprovado o Plano Estadual do Turismo Rural, somente em 2015 as medidas de então encontraram ambientes e vontades de concretização daqueles indicativos.
Em 2015 a Paraná Turismo e a EMATER praticaram ações conjuntas, com destaque:
– Espaço ao Turismo Rural e Caminhadas Internacionais da Natureza, no Salão Paranaense do Turismo – ABAV em Curitiba;
– Proposta de Demarcação Permanente de pelo menos 10 Circuitos de Caminhadas Internacionais da Natureza, no Encontro Estadual de Pitanga;
– Construção da Proposta Vitrine do Turismo Rural para o Show Rural, em Cascavel em 2016;
-Participação no II Workshop Turismo Rural e Agricultura Familiar em Ivaiporã;
-Proposta de renovação do Termo de Cooperação em Turismo Rural Paraná-Rhône-Alpes.
Como se vê, os avanços neste ano permitem vislumbrar muitas outras possibilidades. Assim , para a Paraná Turismo 2016 será um ano focado no Turismo Rural, associado às comemorações do Centenário do Turismo Paranaense.
Cabe registrar que a atual gestão da Paraná Turismo tem como filosofia o trabalho em parcerias, onde podem ser destacados outros importantes segmentos, a saber:
-Gastronomia Paraná (ABRASEL, Centro Europeu, UNICESUMAR, SENAC, SEBRAE, TECPAR e EMATER);
-Turismo de Negócios e Eventos (SEBRAE, ABEOC, FECOMÉRCIO e Convention & Visitors Bureau);
-Turismo Religioso (CNBB/ Pastoral do Turismo, FECOMÉRCIO/SESC-SENAC e SEBRAE);
-Paraná Espanhol, legado jesuítico (SEEC/Museu Paranaense);
Desta forma o Turismo Estadual vai ganhando espaço e forma e se qualifica com as estratégias do Passaporte PARANATUR no processo para a potencialização das nossas 14 regiões turísticas, com implementação dos Destinos Paraná.
Por 2015, a gratidão a todos que acreditaram no nosso trabalho e pelo apoio que o Turismo recebeu na SEET (Secretaria de Esporte e Turismo) e no Governo do Estado, Municípios Parceiros, na Sociedade Organizada, nos Empreendedores, nas IGR’s – Instâncias de Governança Regional e pela equipe técnica da Paraná Turismo.
Que venha 2016!
Jacó Gimennes, Presidente da Paraná Turismo e Fundador da RETUR – Rede de Turismo Regional – ( gimennes@gmail.com)