Entre os dias 15 e 18 de outubro foi realizado em Brasília, a X Reunião Anual da Rede de Pontos Focais da Iniciativa Regional -América Latina e Caribe Livre de Trabalho Infantil.
O evento reuniu representantes de 31 países da região entre representantes dos governos, trabalhadores, empregadores e membros da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e teve como objetivo discutir o progresso e os desafios na erradicação do trabalho infantil na região.
De acordo com a OIT, cerca de 8,2 milhões de jovens e crianças estão nessa situação, e cerca de 5,5 milhões em atividades perigosas. No Brasil, o número chega a 586 mil crianças e adolescentes.
A UGT foi representada pela secretária da criança e do adolescente, Iara Freire. De acordo com ela, ainda temos muito a avançar nessa questão, e precisamos da união dos países e das organizações para progredir cada vez mais na erradicação do trabalho infantil.
A UGT é a única representante brasileira de trabalhadores na Rede de Pontos Focais, ressaltando o papel cidadão que a central representa na luta por uma sociedade mais justa e digna para todas as crianças.