O Ministério Público do Paraná, por meio da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, realiza nesta terça-feira, 11 de fevereiro, a Operação Janus, com o cumprimento de 23 ordens de busca e apreensão na Assembleia Legislativa do Paraná no gabinete do deputado Samuel Dantas e outros endereços, em Curitiba. A investigação da Subjur apura a suposta prática dos crimes de concussão e peculato.

As ordens judiciais foram expedidas pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná, a pedido do MPPR, e cumpridas pelo Núcleo de Curitiba do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da Alep. A apuração segue sob sigilo absoluto.

DEPUTADO SAMUEL DANTAS
REI JANUS

Na mitologia romana, Janus é o rei mais antigo do Latium. Por ter acolhido a Saturno, expulso do Olimpo, este lhe brindou com uma visão em que tanto o futuro quanto o passado estivessem presentes, ficando assim conhecido como dono de duas faces. Essa duplicidade de personagem aplica-se perfeitamente ao papel da política chinesa, neste início de século XXI.